Acidente vascular cerebral isquêmico se dá quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem - essa condição é chamada de isquemia. A obstrução da artéria pode acontecer por um trombo, que é um coágulo de sangue que se forma na parede do vaso sanguíneo, ou por um êmbolo, que nada mais é do que um trombo que se desloca pela corrente.

     Os principais fatores de risco do AVC isquêmico são: hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2, uso de drogas ilícitas, tabagismo, uso excessivo de álcool, idade avançada e doenças cardiovasculares. 

O reumatismo é o nome popular dado a um grupo de mais de 100 doenças que atinge os músculos, ossos e articulações e também às doenças reumáticas que afetam o coração, os rins e o sangue, sendo as principais artrite, artrose, bursite, febre reumática, dor nas costas, lúpus, fibromialgia, capsulite adesiva, gota, tendinite e espondilite anquilosante, por exemplo.

O reumatismo não acontece apenas em idosos, mas também em crianças, no entanto a chance de desenvolver qualquer tipo de reumatismo aumenta conforme a idade. Assim, é mais comum que pessoas mais velhas apresentem qualquer tipo de reumatismo.

     Senilidade é o processo patológico de envelhecimento. Caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino e imunológico, entre outros. A crença de que a velhice está associada, invariavelmente com profunda debilidade intelectual e física, entretanto, é um mito. A maioria das pessoas retém suas capacidades cognitivas e físicas em um grau notável.

     Segundo a mesma fonte, do ponto de vista físico podemos observar os seguintes sinais de senilidade:

 

     A Osteoporose é a condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços.

     O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior. 

     Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose destacam-se: História familiar; Pessoas de pele branca, baixas e magras; Asiáticos; Deficiência na produção de hormônios; Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia; Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D; Baixa exposição à luz solar; Imobilização e repouso prolongados; Sedentarismo; Tabagismo; Consumo de álcool; Certos tipos de câncer.

A prática da meditação na terceira idade é uma forte aliada no auxílio de tratamento de doenças e distúrbios mentais, além de outros benefícios.

Ao envelhecer, os problemas de saúde se tornam mais frequentes, por isso, a prática da meditação na terceira idade pode ser uma companheira e tanto para os idosos. Devido ao maior fluxo neural, a atividade pode ajudar as pessoas que têm o Alzheimer, já que a técnica “pode paralisar o quadro clínico, impedindo a doença de avançar. Além disso, há vários tipos de meditações, e é indicada aos idosos uma meditação mais ativa que trabalha, também, com o lado motor do corpo. A atividade ajuda o físico e a mente como um todo”, 


Av. Dr. Antônio Augusto Assunção, 8287 - Laranjal
(53) 3305 4367 (53) 99105 5961